Europass – Suplemento ao diploma

A Comissão Europeia, o Conselho da Europa e a UNESCO/CEPES criaram um modelo para o suplemento aos diplomas, tendo em vista promover a transparência e o reconhecimento das qualificações de ensino superior, quer para fins académicos quer profissionais. Para obter informações sobre este instrumento deverá consultar o NARIC (centro de informações especialmente vocacionado para esclarecer os cidadãos em matéria de reconhecimento de diplomas e títulos estrangeiros).
O Europass-Suplemento ao Diploma é um documento bilingue (escrito em português e em inglês), emitido pela entidade competente que conferiu o diploma.
É emitido obrigatoriamente e de forma gratuita sempre que um diploma é outorgado, de acordo com o expresso na Portaria nº 30/2008, de 10 de Janeiro de 2008.

Poderá ainda aceder a um exemplo de um Europass – Suplemento ao Diploma.

Europass – Mobilidade

O Europass – Mobilidade destina-se a registar, num modelo comum europeu, um percurso de aprendizagem.
Trata-se de um documento pessoal que regista o percurso europeu de aprendizagem específico do seu titular e que lhe permite comunicar mais facilmente o fruto de tal experiência, sobretudo em termos de competências adquiridas.
O Europass – Mobilidade é preenchido pelas organizações de envio e de acolhimento envolvidas no projecto de mobilidade, numa língua acordada entre elas e o interessado.
Os seus detentores podem pedir a sua tradução para uma segunda língua, escolhida entre as línguas praticadas nos países das entidades envolvidas, ou, ainda, para uma terceira língua europeia, ficando essa responsabilidade a cargo da entidade de envio.
Poderá ainda aceder a um exemplo de um Europass-Mobilidade.

Passaporte de Línguas Europass

O Passaporte de Línguas Europass foi desenvolvido pelo Conselho da Europa como parte do Portfólio Europeu de Línguas que é constituído por três documentos:o Passaporte de Línguas, a Biografia Linguística e o Dossier.
O Passaporte de Línguas Europass permite-lhe descrever as suas competências linguísticas, fundamentais para efeitos de aprendizagem e trabalho na Europa.

Poderá ainda aceder a um exemplo de um Passaporte de Línguas Europass, ao modelo e às instruções de preenchimento.

Para informações adicionais consulte as páginas do Centro Nacional Europass e/ou do Europass.

NOTA: Para ter acesso à Capa Europass (pasta convencionada para todos os documentos Europass), clique aqui ou solicite-a ao Centro Nacional Europass.

 

Poderá ainda aceder à Pasta Europass.